5 coisas que aumentam seu ping que você nem imagina





Publicado em 29 de março de 2018 por Renan Cavalieri

Ping alto é um pesadelo para qualquer gamer, não há nada pior que estar jogando seu jogo favorito e repentinamente começar a travar e perder sua partida. Muitas vezes você pode ter velocidades altíssimas, no entanto seu ping pode aumentar do mesmo modo, mas isso não significa que sua internet está ruim, pois o problema pode ser o que você menos imagina! Confira as principais causas que aumentam a latência de sua internet.

1) Fazer downloads enquanto joga

Esta é provavelmente uma má ideia, mas não é incomum encontrar quem faça isso.

Quando você faz um download enquanto joga algum game online, ambos irão utilizar a mesma conexão e mesmo que sua velocidade máxima não esteja sendo atingida, o número de pacotes recebidos e enviados pelo seu computador irá aumentar, gerando possíveis atrasos na conexão com o seu jogo, na maior parte das vezes pequenos downloads não são muito significativos, porém muitos downloads ao mesmo tempo pode causar grandes latências.

O principal vilão é o cliente para baixar torrents, que funciona com a tecnologia P2P (Peer-To-Peer), isto é, para baixar um arquivo você se conecta com grande parte das pessoas que possuem disponibilidade e realiza troca de pacotes, que são fragmentos do arquivo que você está baixando, gerando em média 400 conexões simultâneas  (dependendo da configuração de seu cliente torrent). Seu jogo por si só já realiza muitas conexões por segundos e dividir o potencial de seu computador e sua placa de rede com um cliente torrent enquanto joga, certamente não é uma boa ideia.

A solução para este problema é bem simples, basta fechar qualquer cliente torrent e evitar qualquer download quando for jogar.

2) Atualizações automáticas

Embora os sistemas operacionais tenham evoluído no critério de selecionar qual o momento ideal de fazer uma atualização automática, por muitas vezes o horário escolhido colide com sua hora de jogatina, o que faz com que sua latência aumente e lhe proporcione péssimas experiências em sua jogabilidade.

Não é recomendado desativar as atualizações automáticas pois elas são essenciais para manter seu computador protegido, porém é uma boa ideia verificar se as atualizações estão sendo feitas no horário que você joga, especialmente se seu ping sobe repentinamente em horários específicos.

3) Servidores sobrecarregados ou muito distantes

A maior parte dos servidores de jogos costumam ser robustos o suficiente para aguentarem os jogadores e assegurarem a qualidade na jogabilidade, no entanto existem ataques conhecidos como negação de serviço, ou simplesmente DDoS. Estes ataques tem como finalidade derrubar o servidor e impossibilitar que os outros jogadores possam usufruir do game. É uma tática criminosa de impedir o acesso à algum serviço.

Como consequência você e todos os outros jogadores terão suas latências aumentadas. Muitas vezes os servidores chegam a derrubar todos os jogadores em tentativas de isolar o problema e se defender dos ataques, porém quando isso não é possível, o servidor simplesmente caí e ninguém mais consegue se conectar até que os ataques parem. Isto  não é um problema de sua internet, e não é algo que você possa resolver.

Porém nem sempre um servidor sobrecarregado é sinal de um ataque, uma má gestão ou pico imprevisto de jogadores pode fazer com que o servidor oscile e eleve seu ping, assim como a rota na qual você está conectado a este servidor pode sofrer com congestionamentos, elevando a latência somente para algumas pessoas enquanto para outras tudo continua normal.

A distância também é um fator crucial na latência, pois quanto mais longe você estiver do servidor maior será o seu ping. Tenha preferência por servidores hospedados no Brasil, pois estes costumam ter latências baixas, enquanto servidores internacionais na maior parte das vezes ultrapassam os 140 ms, o que pode provocar travamentos em seu jogo.

4) Outros dispositivos em sua residência

Não pense que você deve pausar seus downloads e verificar as atualizações automáticas somente em seu computador. Qualquer computador em sua rede que estiver usando uma quantidade considerável de banda ou consumindo muitos pacotes (como streamings e clientes P2P) irão interferir em sua jogatina. Muitas vezes não é possível pedir para as outras pessoas que elas parem o que estão fazendo para que você possa jogar, no entanto vale apena ficar ciente de que este problema existe e não está relacionado com a qualidade de sua internet.

5) Taxa de upload insuficiente

Todos nós estamos acostumados a olhar as velocidades de nossos downloads, mas o que nunca reparamos é a velocidade na qual estamos enviando.A sua conexão é uma via de mão dupla, onde você recebe (download) e envia (upload) e caso a sua velocidade de upload não seja boa o suficiente, você irá ter sua latência aumentada e sentir lentidão, mesmo que não esteja fazendo download.

É muito comum encontrar provedores de internet que mantém taxas baixíssimas de upload por conta do desconhecimento do consumidor sobre o assunto, exibindo apenas as taxas de download, no entanto é recomendado optar por provedores que tenham a mesma velocidade de download e upload, como a abcRede Telecom, que possui planos para você enviar e receber na mesma velocidade.

Conclusão

Inúmeros fatores podem aumentar seu ping e muitas vezes não é um problema em sua internet. Outras pessoas em sua residência assistindo à um filme online, baixando um torrent, compartilhando arquivos e até mesmo computadores fazendo atualizações automáticas. Ao sofrer com estes problemas e realizar testes de velocidade online, é muito provável que sua velocidade se mostre abaixo do normal, pois ela está sendo utilizada e o servidor de testes não consegue medir com precisão sua velocidade real.

Caso você esteja tendo problemas com latência, temos algumas dicas que podem lhe ajudar.

  • Sempre que possível prefira servidores brasileiros por serem mais próximos, consequentemente terão a menor latência. Não é uma regra, pois pode haver servidores brasileiros que não são optimizados, porém pela distância, o ping tende a ser menor.
  • Pause todos seus downloads e feche clientes de torrents para evitar muitas conexões. Feche também qualquer outro aplicativo que possa interferir na rede.
  • Verifique se há outras pessoas usando a internet e fazendo downloads, isso pode justificar seu ping alto.
  • Contrate um plano de internet maior, de preferência em fibra óptica, pois o seu atual pode não estar sendo suficiente para todas as pessoas de sua casa. Na abcRede você envia e recebe na mesma velocidade, o que lhe proporciona melhores experiências de navegação e em jogos online.
  • Caso esteja jogando em um notebook, conecte-se em um cabo de rede. Conexões Wireless tendem a perder mais pacotes e aumentar a latência conforme sua distância com o roteador.
  • Certifique-se que o servidor que você está jogando não está sobrecarregado ou sofrendo algum ataque.
  • Enviar pings para os IPs 8.8.8.8 ou 8.8.4.4 não são testes confiáveis. Os servidores da Google foram feitos para responder à solicitações de resolução de nomes e não respostas ICMP, portanto mesmo que você perca pacotes enviando solicitações para este endereço, não significa que sua conexão está ruim e é aconselhável tentar outros endereços IP como contraprova.
  • Mantenha sempre seu computador e antivírus atualizados. Computadores com vírus tendem a ficar fazendo upload de dados para servidores remotos e se replicando na rede, o que além de prejudicar sua segurança e privacidade, influencia em sua internet.
  • Servidores de testes de velocidade podem apresentar resultados diferentes pois estes também podem ser sobrecarregados, procure sempre executar em mais de um site e certificar-se que nenhum computador está utilizando de sua banda no momento.
  • Caso note lentidão em algum site, verifique outros sites mais robustos como YouTube por exemplo, pois muitas vezes alguns sites e serviços podem passar por instabilidades e apresentar lentidão, o que não representa um problema em sua conexão.

Com estas dicas esperamos que você possa usufruir melhor de sua internet enquanto joga suas partidas online.

Curta nossa página e receba novidades