8 fatos sobre a internet brasileira





Publicado em 1 de março de 2018 por Renan Cavalieri

Uma pesquisa recente produzida pelo IBGE sobre a internet no Brasil revelou dados importantes sobre como os brasileiros acessam a rede no país, expondo que quase 70% das pessoas possuem internet em suas residências. A pesquisa também mostrou vários fatos interessantes sobre o uso da internet, veja abaixo:

1 – A maior parte das pessoas utiliza a internet para enviar mensagens

Embora não seja novidade para ninguém, os números são altíssimos, cerca de 94% da população que utiliza a internet faz uso da rede para se comunicar por mensagens, enquanto 76,4% assiste à vídeos e filmes. Em terceiro lugar 73,3% dos usuários utilizam videoconferências e 69,3% utilizam a troca de e-mails.

2 – Quase 70% das pessoas no Brasil tem acesso à internet

Somente 69,4% dos brasileiros possuem acesso à internet, sendo as regiões do sul, sudeste e centro-oeste as que possuem o maior número, enquanto norte e nordeste os menores números.

3 – 33% dos usuários utiliza o celular para navegar

94,6% dos usuários da rede utilizam o celular para navegar, enquanto o segundo lugar fica com o computador, com 63,7%,  outros dispositivos como tablets e televisões somam juntos menos de 30%. No entanto a navegação pelo celular de forma exclusiva, isto é, pessoas que acessam a internet apenas pelo celular é de apenas 33%.

4 – Principal motivo da ausência de internet nas residências é falta de interesse.

30,6% dos brasileiros não tem acesso a web, e dessa porcentagem, para 34,8% a falta de interesse é a justificativa para não ter internet.

5 – A internet discada ainda é usada por 0,6% da população

Mesmo com o aumento da banda larga, ainda há 0,6% da população que depende da internet discada, enquanto 99,4% está na banda larga. Já imaginou como deve ser viver na internet discada?

6 – A maior população que acessa a internet tem de 18 à 24 anos.

Cerca de 85%  dos jovens de 18 à 24 anos acessa a internet, um número surpreendente se comparado com outros grupos de diferentes faixas etárias. Enquanto na população de idosos acima de 60 anos, apenas  24,7% relataram que fazem uso da internet.

7 – Brasileiros com ensino superior acessam mais a internet do que quem tem fundamental incompleto

95,7% das pessoas com superior completo acessam a internet com frequência, enquanto apenas 43,6% das pessoas que não completaram o ensino fundamental usufruem da internet.

8 – Pessoas empregadas acessam mais do que pessoas desempregadas.

O número de pessoas com emprego que faz acesso à internet é de 80%, enquanto o grupo das pessoas que não possuem um emprego, vai para 52%.

Fonte: IBGE

Curta nossa página e receba novidades