Como funciona o cabo de fibra óptica?





Publicado em 10 de maio de 2018 por Renan Cavalieri

Você provavelmente já deve ter notado que os cabos de fibra óptica se diferem de outros cabos tradicionais, pois a fibra utiliza luz ao invés de energia elétrica, sendo uma tecnologia de alta sustentabilidade por serem compostos à base de dióxido de silício, uma das matérias mais abundantes na crosta terrestre e utilizada principalmente para fabricação de vidro.

Por utilizar luz ao invés de energia, a fibra se torna um meio de transmissão de dados extremamente rápido, pois trabalha com pulsos que transmitem informações à altas velocidades e que não são afetadas por interferências externas como campos eletromagnéticos.

É possível usar uma analogia básica para entender como os dados são transmitidos pela fibra óptica ao compararmos com funcionamento do código morse. Ao enviar uma mensagem em código morse cada intervalo representa uma letra, ao colocarmos este procedimento em uma velocidade absurda (através da luz), é possível transmitir grandes volumes de informações em milésimos de segundos. Ao invés de morse, a fibra envia bits (0 ou 1), onde “1” representa a luz e “0” sua ausência.

Apesar de sua fabricação ser complexa, os resultados são incríveis, pois as vantagens da fibra óptica são muitas, que incluem:

  • Altíssimas velocidades.
  • Ausência de interferências externas.
  • Mais estabilidade na transmissão de dados.
  • Tecnologia “verde” por ser composta de materiais abundantes.
  • Maior segurança por não conter energia
  • Mais leve que cabos a base de cobre

Na abcRede Telecom você tem planos de internet em fibra óptica de alta velocidade, para levar até você a melhor conexão com a internet.

Curta nossa página e receba novidades