Internet: O que é ping, download, upload e IP





Publicado em 14 de março de 2018 por Renan Cavalieri

Você certamente já ouviu falar em ping, download, upload e endereço IP. Quase todos nós já nos deparamos com situações como “você precisa fazer o download deste arquivo” ou “me passe seu endereço IP“, mas o que essas palavras representam na internet afinal?

Caso desconheça seus significados, saiba que cada uma desempenha um papel muito importante para o funcionamento da internet, e que você as utiliza todos os dias mesmo sem saber.

Para entendê-las não é necessário ser um expert em informática, basta apenas compreender que a internet é composta de redes de computadores, onde cada computador tem o importante papel de enviar e receber informações, seja ele um servidor ou um simples smartphone. Para que esta troca de informações possa ocorrer, é necessário que ambos possuam um endereço acessível ao outro, e a distância e condições da rede, influenciam em sua latência durante esta troca de informações, e assim temos respectivamente o “upload“, “download“, “endereço IP” e “ping“.

O termo “upload” em tradução livre significa “envio”, ele representa a ação de enviar informações para algum computador, como por exemplo quando enviamos um e-mail, estamos enviando informações para outro computador e a  “velocidade de upload” é o quão rápido podemos enviar estas informações.

O “download” é o contrário do upload, ele significa “baixar” e representa o processo de obter informações. Quando fazemos o download de uma música ou programa de computador, estamos baixando as informações que estão sendo enviadas por outro computador e a “velocidade de download” é a quantidade de Megabits por segundos que podemos realizar esta transferência.

De forma resumida, para que alguém faça download, outro computador terá de fazer o upload, um processo realizado simultaneamente sempre que há uma troca de informações, por isso é importante enviar e receber na mesma velocidade, assim como é a sua internet abcRede.

No entanto esta troca pode sofrer alguns atrasos em decorrência da distância que ambos computadores estão, este atraso é chamada de latência, ou simplesmente de “ping”. Quando a distância aumenta ou a rede sobrecarrega, o ping aumenta, consequentemente a latência do processo de upload e download se tornam maiores, o que pode atrapalhar muitos serviços de streaming e jogos online que requerem baixíssimas latências por serem na maior parte das vezes em tempo real, causando um efeito conhecido por “lag”, que é o atraso excessivo na troca de informações. Uma das vantagens da internet fibra óptica é ter uma menor latência em decorrência das informações serem trocadas em pulsos de luz.

Por fim o endereço IP é o responsável por identificar os computadores que irão trocar essas informações, assim como um carta precisa de um destinatário para ser entregue, os computadores precisam do endereço IP para realizar o upload e download, portanto podemos afirmar que cada computador tem o seu endereço IP em uma rede. Ainda de forma similar as cartas, essa troca de informações é feita em “pacotes”, que são pequenos fragmentos de dados gerados automaticamente pelos computadores durante sua “conversa”.

Se antes você desconhecia estes termos, agora pode ter certeza que mesmo sem saber já fazia uso de tudo que eles representam, e que provavelmente vai continuar utilizando-os  enquanto a internet existir.

Curta nossa página e receba novidades